Conteúdo do artigo principal
Resumo
O air stacking e o breath stacking são técnicas de higiene brônquica e expansão pulmonar, utilizadas em pacientes com ou sem via aérea artificial, independente do nível de cooperação. Apesar de ambas utilizarem uma válvula unidirecional, o air stacking utiliza um ressuscitador manual, assistindo o volume mobilizado durante a inspiração. Por outro, o volume mobilizado durante o breath stacking depende exclusivamente da força muscular respiratória. O objetivo do estudo foi comparar as técnicas breath stacking e air stacking sobre a mecânica respiratória e padrão ventilatório, bem como os volumes mobilizados durante as manobras, em pacientes traqueostomizados. Foi realizado um ensaio clínico cruzado randomizado com 6 pacientes adultos, traqueostomizados, desmamados da ventilação mecânica. Todos os pacientes foram submetidos a 10 ciclos de breath stacking e air stacking, em ordem definida por randomização e washout de 4 horas. Os pacientes foram avaliados antes e após as técnicas através da ventilômetria, mecânica respiratória e hemodinâmica. Durante a execução das técnicas, foi mensurado o volume mobilizado e a pressão máxima atingida nas vias aéreas. Foi considerado significativo p<0,05. Os resultados indicam que somente o air stacking aumentou a complacência estática (41,7±16,9 vs 44,8±15,3 mL/cmH2O; p=0,032). Ambas as técnicas não modificaram a resistência total, volume corrente, frequência respiratória e índice de respiração rápida superficial. Durante a execução das manobras, o air stacking mobilizou maior volume inspirado em comparação com o breath stacking (2,34±0,56 vs 1,18±0,57L; p<0,001) e maior pressão máxima (40,0±0,2 vs 22,4±2,6cmH2O; p<0,001). Não foram observadas alterações hemodinâmicas relevantes do ponto de vista clínico em ambas as manobras. Conclui-se que o maior volume inspiratório mobilizado durante o air stacking aumentou a complacência estática, sem modificar o padrão ventilatório. Por outro lado, não foram observados efeitos terapêuticos com o uso do breath stacking.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.