Conteúdo do artigo principal
Resumo
A obesidade é um distúrbio metabólico, considerado uma epidemia mundial e um grande problema da saúde pública. A obesidade relaciona-se com comorbidades como hipertensão, diabetes mellitus tipo II, doenças cardiovasculares, restrição ventilatória, contribuindo para a redução da capacidade funcional e aumento da mortalidade. O objetivo deste estudo foi comparar a capacidade funcional entre pacientes obesos, pós cirurgia bariátrica e eutróficos. Foi realizado um estudo observacional transversal com 27 voluntários de ambos os sexos, em 3 grupos. Obesos grau II e III (N=7); pós tardio de cirurgia bariátrica (N=10) e eutróficos (N=10). Os indivíduos com doenças respiratórias prévias, doenças osteomioarticulares ou com contra-indicação a prática de exercícios foram excluídos. A capacidade funcional foi avaliada através do teste de caminhada de 6 minutos TC6, com a monitorização da distância percorrida (DTC6), frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), escala de Borg e saturação periférica de oxigênio (SpO2) ao longo do teste. Foi considerado significativo p<0,05. No repouso e sob mesmo nível de esforço submáximo (no sexto minuto do teste), o grupo de obesos apresentou maior frequência cardíaca (FC) e pressão arterial sistólica (PAS), na comparação com o grupo pós bariátrica (p=0,002) e eutróficos (p<0,001). Além disso, os obesos apresentaram maior frequência respiratória (FR) ao repouso (p<0,05). O grupo de obesos percorreu menor distância no TC6 em comparação com os pós-bariátrica, e estes menos em comparação com os eutróficos (p<0,05). Conclui-se que os indivíduos obesos apresentaram menor capacidade funcional, comparado com os eutróficos e pós bariátrica, além de maior FC e PAS ao repouso e para o mesmo nível de esforço submáximo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.