Conteúdo do artigo principal
Resumo
A obesidade é uma patologia crônica, multifatorial e epidemiológica. Enquanto síndrome restritiva ao sistema respiratório, pode ocasionar alterações espirométricas, através da redução do volume expiratório forçado (VEF1) e capacidade vital (CV). Este trabalho busca comparar a capacidade vital (CV), pressão inspiratória máxima (PImax), pressão expiratória máxima (PEmax) e volume expiratório forçado (VEF1) entre pacientes obesos, pós cirurgia bariátrica e eutróficos. Foi realizado um estudo observacional transversal com 27 voluntários divididos em três grupos: Obesos grau II e III (N=7), pós-bariátrica (N=10) e eutróficos (N=10). Foram avaliados através da capacidade vital lenta, pico de fluxo expiratório e volume expiratório forçado no primeiro segundo, força muscular respiratória Pimáx e Pemáx e teste de caminhada de seis minutos. Foi utilizado o ONE WAY ANOVA, considerando nível de significância de 5%. Os três grupos de pacientes não apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre os valores de capacidade vital lenta (CVlenta); na verdade, a alteração da CVlenta não foi suficiente para classificar a função pulmonar dos pacientes obesos como restritiva. Porém o grupo de obesos se classificou em último nesse comparativo, fator que pode implicar em significância clínica, e também demonstrou uma tendência a menor PImax e PEmax em comparação aos indivíduos pós cirurgia bariátrica. Quanto ao desempenho do volume expiratório forçado (VEF1), não houve variação de significância estatística; embora seja é esperada uma redução do quadro expiratório do obeso. Estas modificações deveriam provocar uma diminuição da complacência pulmonar, aumento da resistência e consecutivo trabalho pulmonar evoluindo à disfunção dos músculos respiratórios, contudo, os indivíduos obesos equipararam-se (sob uma visão estatística) com os outros grupos estudados. Ainda que não estatisticamente significante, os dados deste trabalho são importantes para que possam conduzir o tratamento clínico destas pessoas. São informações que trazem uma melhor perspectiva do prognóstico quanto ao trato, tanto médico como fisioterapêutico, da obesidade.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.