Conteúdo do artigo principal
Resumo
As doenças cardiovasculares podem gerar graves consequências aos pacientes promovendo o aparecimento de desordens motoras, cognitivas e sensoriais, o que gera a necessidade de um cuidado maior para realizar suas atividades. Em virtude disso, a assistência a esses pacientes pode ser prestada por profissionais ou por familiares (cuidadores informais) que são expostos a processos de sobrecarga física, emocional e social podendo contribuir para o aparecimento de doenças, inclusive as cardiovasculares. O objetivo do presente estudo foi avaliar os fatores de risco de doenças cardiovasculares em cuidadores informais de pacientes em acompanhamento fisioterapêutico. Foi realizado um estudo observacional com cuidadores informais de pacientes atendidos na Clínica Escola Maria Auxiliadora, no período de abril a julho de 2018 para isso foi feita uma entrevista semi-estruturada e exame físico. A amostra foi composta por 11 cuidadores com idade média de 47,4 anos e média de tempo de acompanhante de 19,6 meses, sendo a maioria do sexo feminino (54%) e sedentários (54%). Dentre as patologias dos pacientes cuidados foram relatadas AVE (36%), trauma (27%), síndrome de Down (18,5%), artrogripose e atraso no desenvolvimento motor (18,7%). Os dados referentes aos cuidadores indicaram que a doença mais prevalente foi a hipertensão arterial sistêmica (64%) seguida pela diabetes melitus (19%) e cardiopatia (17%). O exame físico revelou uma média de circunferência abdominal maior para as mulheres, de 95,3cm assim como a circunferência do quadril de 110,5cm. Posteriormente, foi feita a relação cintura/quadril que identificou 0,85 nas mulheres e 0,9 nos homens. A avaliação da sobrecarga foi feita através das escalas de Zarit e de Mini Dependence Assessment, onde 10% da amostra apresentou sobrecarga intensa devido a dependência moderada do paciente. Após o aparecimento de uma enfermidade na família há necessidade de um cuidado maior ao paciente e assim os cuidadores informais deixam de cuidar da própria saúde, podendo gerar stress e aparecimento de doenças cardiovasculares. Faz-se necessário orientar os cuidadores em relação aos hábitos de vida saudáveis, prática de atividade física e controle do peso para evitar o aparecimento de complicações para a saúde e favorecer um melhor cuidado do seu familiar.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.