Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ecossistema de restinga que se desenvolve sobre a planície arenosa litorânea caracteriza-se por apresentar heterogeneidade estrutural interna sendo constituída por mosaicos vegetacionais ameaçadas pela especulação imobiliária, retirada seletiva de recursos biológicos e atividades minerárias. No Município de São João da Barra (RJ) localiza-se o Porto do Açu que abriga um viveiro de mudas de espécies da restinga, as quais são utilizadas para a recomposição vegetal de áreas locais que sofreram ação antrópica. A beleza destas espécies, ainda pouco conhecidas, nos levou a proposição deste estudo com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de cinco espécies de restinga quando plantadas em vasos, para fins ornamentais. Foram realizadas visitas ao viveiro de mudas da Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Fazenda Caruara e à restinga da região do Açu. Foram selecionadas mudas de Eugenia astringens (aperta, apertão), Schinus terebinthifolius (aroeira), Coccoloba alnifolia (bolo), Sapium glandulosum (burra-leiteira) e Clusia hilariana (abaneiro) para o plantio. A adaptação das mudas ocorreu no Espaço Burle Marx do ISECENSA, onde ficaram expostas ao regime de luz natural, turno de rega frequente e adubação de cobertura. Dois transplantios foram realizados, sendo o primeiro para vasos de 10 L e o segundo para vasos de 20 L, aos quatro e dez meses do plantio, respectivamente. No período de um ano, foram avaliados o crescimento e desenvolvimento das plantas, por meio da altura e número de folhas. A partir dos dados obtidos foi possível verificar que Abaneiro, Bolo e Burra Leiteira apresentaram crescimento em altura superior à produção de folhas, enquanto Apertão apresentou maior produção de folhas. Já a Aroeira, cresceu mais em altura que o seu enfolhamento nos meses iniciais e, posteriormente, o número de folhas aumentou e superou esse crescimento. As espécies estudadas se adaptaram bem ao plantio em vasos e podem ser indicadas para uso ornamental, garantindo maior visibilidade e popularização das plantas típicas da Restinga, à exceção de Burra Leiteira que no sétimo mês de plantio apresentou queda progressiva de folhas e morte da planta, não suportando o ambiente de vaso nas condições em que o experimento foi conduzido.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.