Conteúdo do artigo principal
Resumo
A desfibrilação e a cardioversão elétrica são procedimentos terapêuticos comumente utilizados para a reversão de arritmias cardíacas graves, fazendo com que desfibriladores e cardioversores sejam de grande relevância na área clínica. Desta forma o desempenho do enfermeiro no serviço de emergência envolve combinações indispensáveis à gerencia do cuidado uma vez que necessitam dar respostas rápidas, e contar com uma equipe qualificada com conhecimento sobre as técnicas, que tenha capacidade e saiba se comunicar e tomar decisões assertivas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo discutir a atuação do enfermeiro na utilização do desfibrilador/cardioversor em situação de emergência. Este estudo foi realizado através de revisão integrativa da literatura, com analise de 10 publicações científicas disponível em base de dados online SCIELO E BVS, publicados nos últimos 10 anos (2007-2017). Utilizou-se os seguintes DeCS; Parada cardiorrespiratória, Enfermeiro e Emergência. Para a organização e síntese dos achados, a pré-seleção dos artigos foram realizadas mediante a leitura dos respectivos títulos e resumos. Os resultados demonstram que segundo os autores, dentre todas as situações que acontecem no setor de emergência nenhuma supera a prioridade do atendimento da parada cardiorrespiratória. O enfermeiro é o primeiro a identificar os sinais de PCR, e desenvolver os primeiros passos do suporte básico de vida (SBV) juntamente de sua equipe, oferecendo ventilação e circulação artificiais até a chegada dos demais proissionais, a equipe de atendimento deve dispor de cinco elementos, um na ventilação, um na compressão torácica, um anotador de medicamentos e de tempo, um na manipulação dos medicamentos e um no comando, próximo ao monitor/ECG. O enfermeiro tem fundamental importância, pois também auxilia o médico nas manobras de RCP, assumindo a ventilação ou a compressão torácica e verifica diariamente o funcionamento do monitor/desfibrilador e o material do carrinho de parada cardiorrespiratória mensalmente e após o seu uso. Concluímos então que a atuação da enfermagem é fundamental uma vez que precisam ter organização, estabilidade emocional, conhecimento teórico-prático, tal como uma correta distribuição das atribuições por parte destes profissionais, que continuadamente representam a maior parte da equipe nos atendimentos de emergência.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.