Conteúdo do artigo principal
Resumo
O câncer de colo de útero ocorre através de vírus persistentes, que são chamados Papilomavírus Humano (HPV) e dentre os 40 genótipos existentes, os que se destacam na evolução para um carcinoma são os vírus 16 e 18. A oncogênese cervical possui fatores de riscos que estão subdivididos em dois grandes grupos, sendo eles, os Documentados Experimentalmente e os Clínicos ou Epidemiológicos. O cuidado com o câncer do colo de útero requer ações organizadas a partir de quatro diretrizes, constituídas respectivamente por: prevenção e detecção precoce, Programa Nacional de Qualidade da Citologia, acesso à confirmação diagnóstica e o tratamento adequado em tempo oportuno. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo principal ressaltar a atuação do enfermeiro por meio da educação em saúde, além de evidenciar a importância da prevenção do câncer de colo de útero através da realização de exames. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a de revisão integrativa da literatura, com análise de 16 publicações científicas, disponíveis em base de dados online BVS e SCIELO, publicados nos últimos 7 anos, utilizando os seguintes descritores: Exame colpocitológico; Papiloma Vírus Humano; Saúde da Mulher, fazendo parte do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão deste Curso. O resultado das análises dos artigos evidencia que a principal forma de prevenção do CCU é através do exame colpocitológico, conhecido popularmente como o Papanicolau, pois favorece a detecção precoce possibilitando a chance de cura em até 100%, onde o enfermeiro é o principal veiculador dessas informações. Além disso, a vacina contra o HPV é considerada eficaz, pois reduz a manifestação do vírus em até 90%. A partir das informações colhidas, concluiu-se que neste cenário, o desempenho do enfermeiro é imprescindível, essencial e notório na educação em saúde quando se refere ao incentivo a métodos preventivos, nas conversas onde são desvendados mitos e receios, na busca ativa desta população e na realização do exame.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.