Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: O tratamento padrão para o câncer de mama em estágios iniciais é a cirurgia conservadora e abordagem axilar, que podem produzir complicações, resultando em prejuízo funcional. A prática do método Pilates pode auxiliar no controle dessas complicações, melhorando a funcionalidade do ombro homolateral a cirurgia. Objetivo: Verificar o efeito do Método Pilates sobre o recrutamento de unidades motoras, flexibilidade e perimetria do braço de pacientes mastectomizadas. Metodologia: Estudo série de casos que acompanhou 5 pacientes pós mastectomia que foram submetidas a um programa de tratamento totalizando dezesseis sessões de Pilates. As avaliações foram realizadas antes e após o tratamento fisioterapêutico através das seguintes variáveis: recrutamento de unidades motoras dos músculos peitoral maior e deltóide; flexibilidade; presença de linfedema e dor. Para análise estatística foi utilizado o teste ANOVA TWO-WAY – post hoc de tukey com significância de 5%. Resultados: Foi possível observar melhora significativa (p<0,05) da flexibilidade da cadeia posterior, da perimetria de braço e recrutamento de unidades motoras do músculo deltoide médio. Conclusão: Conclui-se que o método Pilates teve efeito sobre flexibilidade, redução da perimetria do braço e sobre o recrutamento de unidades motoras do musculo deltoide médio e pode ser tratamento seguro e indicado para a reabilitação funcional dessas pacientes. Estudos com maior número de participantes e maiores períodos de tratamento são de extrema importância para a elaboração de conclusões mais sólidas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.