Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: O uso de protetores bucais (PB) na prática de esportes tem sido de enorme importância para a prevenção de traumas bucais. No entanto, atletas hesitam em usar protetores bucais por causa da redução no desempenho. Objetivo: Avaliar a influência aguda do uso de diferentes protetores bucais na capacidade cardiorrespiratória, potência muscular e metabólica em atleta de basquetebol profissional. Método: Foi realizado um estudo randomizado cruzado: sem protetor bucal (Controle), protetor bucal universal (PBU) e protetor bucal personalizado (PBP). O atleta realizou 2 baterias de teste constituído por 30 saltos verticais. Os saltos verticais foram realizados antes (AN) e imediatamente após (IA) a execução do teste da capacidade cardiorrespiratória (YO-YO Intermittent Recovery). Foi analisada a concentração de lactato sanguíneo AN e IA a execução dos dois protocolos. Resultado: O presente estudo evidencia de forma descritiva que o uso do PBP pode impactar no aumento da distância máxima percorrida pelo atleta, que consequentemente pode ter elevado à concentração de lactato sanguíneo. Já a manutenção da potência muscular foi similar entre os ensaios experimentais. Conclusão: Estes achados fornecem evidências adicionais para treinadores que defendem o uso de protetores bucais personalizados, não só para proteção orofacial, mas também na indução de modificações positivas em determinados parâmetros específicos como a capacidade cardiorrespiratória e metabólica do atleta de basquetebol classificado como respirador nasal.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.