Conteúdo do artigo principal
Resumo
Enquanto o paisagismo com espécies não nativas contribui para a uniformização das paisagens, o uso de espécies nativas, ao mesmo tempo em que colabora para a preservação da flora local, é capaz de reforçar identidades regionais. Além disso, a inserção de plantas nativas com potencial ornamental vem atender as expectativas de um mercado ávido por novidades e com tendência a tornar-se cada vez mais inclinado a produtos considerados de impacto ambiental reduzido. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade fitossanitária das plantas que se encontram ornamentando o Jardim São Benedito, em Campos dos Goytacazes, RJ, e inferir sobre a viabilidade de substituir por espécies nativas de restinga aquelas apresentando sinais de deterioração avançada. As pesquisas foram realizadas por meio de levantamento topográfico, localização e identificação das plantas que ocorrem no espaço do Jardim São Benedito, bem como detecção das doenças que incidem sobre as mesmas e seus agentes causais. A execução do trabalho incluiu a medição de toda a área, preparo de planta baixa, foto documentação das espécies vegetais e coleta de fragmentos com sintomas de doença. O diagnóstico das enfermidades foi realizado com base nos agentes causais bióticos e abióticos. Independente do estado fitossanitário, cada espécie está sendo estudada sob o ponto de vista da ornamentação urbana e avaliada quanto à sua adequação e utilização no local onde se encontra. Com base neste levantamento, propostas de revitalização de todo o jardim, com a possibilidade de introdução de inúmeras espécies nativas da restinga serão sugeridas, sendo mantidas as características originais do ambiente e as essências florestais já estabelecidas. Também, será possível desenvolver as habilidades dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do ISECENSA com relação ao preparo de desenhos topográficos e planta baixa da área, além de voltar seu olhar paisagístico para a utilização, preservação, divulgação e popularização das espécies típicas desse ecossistema.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.