Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) tornou-se motivo de preocupação devido aos seus elevados índices de prevalência nas UTIs. Desse modo, as medidas de prevenção são essenciais, fazendo-se necessário a implementação de estratégias de controle para padronização da assistência aos pacientes de risco. O bundle da PAV foi criado como medidas profiláticas de fácil implementação que podem atuar na redução dos índices de PAVM. Para tornar viável a implementação dessas medidas, ressalta-se a importância do enfermeiro como profissional qualificado na efetivação da profilaxia contra a PAVM. O presente estudo teve como objetivo destacar o papel do enfermeiro na execução do bundle da PAVM em unidades de terapia intensiva e descrever as ações do bundle da PAVM e suas implicações à prática. Trata-se uma revisão integrativa da literatura, realizada no período de 2008 a 2018, através dos descritores “Pneumonia associada a ventilação mecânica”, “Unidade de Terapia Intensiva” e “Cuidados de Enfermagem”, observando-se publicações em português, inglês e espanhol. Selecioram-se 15 artigos, os quais constituíram a amostra do presente estudo. A partir dos artigos analisados foi possível evidenciar a importância da atuação do enfermeiro na implementação das práticas recomendadas do bundle da PAVM, considerando que o mesmo tem contato direto e contínuo com o paciente a sua assistência torna-se fundamental na redução da infecção. Contudo, pôde-se observar divergências quanto ao conhecimento dos enfermeiros sobre as medidas preventivas devido diferenças nas formações acadêmicas dos mesmos nos diferentes países estudados, o que torna importante as práticas educativas como indicadores de qualidade da assistência, desde que sejam práticas contínuas e haja incentivo à equipe. Identificou-se nos artigos que a elevação da cabeceira, a higienização oral e interrupção sedativa diária e avaliação diária da prontidão para extubação são as medidas do bundle prevalentes nos estudos considerando as ações recomendadas pelo IHI. A implementação de medidas preventivas garante a efetividade de uma assistência adequada e pode reduzir significantemente os autos índices de PAVM nas UTIs. O enfermeiro é um agente importante na mudança cenário de alta prevalência de infecções nosocomiais. Todavia, faz-se necessário que os mesmos detenham de conhecimento sobre o assunto possibilitando a redução dos riscos de infecção aos pacientes críticos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.