Conteúdo do artigo principal
Resumo
A violência sexual é toda ação que obriga uma pessoa em estado de submissão por meio de intimidação, violência física, verbal e psicológica ao ato sexual. Com o aumento desta problemática, a violência sexual contra a mulher ganha maior visibilidade no âmbito da saúde pública, sendo assim reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e entidades ligadas aos diretos humanos como um fenômeno que agride todas as classes sociais, raças e religiões. Estima-se que, anualmente no Brasil, ocorra cerca de 527 mil casos de tentativas ou estupros consumados, dos quais somente 10% são relatados. São vários os motivos que levam a essa subnotificação, dentre os quais destaca-se a discriminação dos familiares, sociedade e autoridades. Nos casos de violência sexual, são apresentados não apenas problemas físicos, mas psicológicos, sociais e sexuais, tornando necessário que os hospitais de emergência, tenham um acolhimento humanizado, com uma visão holística e sem riscos de negligências, pelas equipes multidisciplinares. Faz-se necessário que os profissionais de saúde que atuam no enfrentamento à violência sejam capacitados a atender de modo harmônico, técnico e acolhedor, pois a interação gera melhor resolubilidade na assistência a mulher vítima de violência sexual. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo descrever a atuação dos profissionais de saúde da equipe multidisciplinar no acolhimento a mulher vítima de violência sexual. A pesquisa será de abordagem qualitativa, do tipo descritiva exploratória. Para tal, será aplicado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para 10 profissionais que atuam na equipe de emergência de um hospital público localizado no município de Campos dos Goytacazes- RJ. A análise de dados será realizada pela técnica de Bardin. Espera-se com esta pesquisa, enfatizar os conhecimentos dos profissionais da equipe multidisciplinar sobre as características da violência sexual contra a mulher, as condutas e os meios de comunicação utilizados no acolhimento assistencial, contribuindo assim para a qualificação na abordagem com atendimento íntegro e absoluto, fazendo-se entender a importância do serviço de atendimento, e as necessidades das mulheres vítimas de violência sexual.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.