Conteúdo do artigo principal
Resumo
A dança pode ser eficaz na prevenção de doenças, pois poderá auxiliar no combate de diversos problemas provenientes do cotidiano, como por exemplo, a depressão. A dança também é benéfica na melhoria do bem-estar físico, social, psicológico para idosos e aumento da autoestima. Outro fato importante que facilita a promoção da dança como caráter inclusivo para a terceira idade são os vários programas sociais existentes que possibilitam uma interação para pessoas que não apresentam recursos financeiros para bancar uma mensalidade para tal prática. O presente trabalho foi realizado durante o quinto período de graduação em Educação Física, para o cumprimento da disciplina Danças. Trata-se da busca de informações sobre a melhoria na qualidade de vida e longevidade dos idosos por meio da prática da dança na terceira idade. Como estratégia metodológica utilizou-se uma análise qualitativa, por meio de um levantamento bibliográfico sobre a questão da terceira idade em uma investigação de periódicos obtidos no site Google Acadêmico do período de 2006 a 2018. Os objetivos traçados para o exposto referem-se a busca da qualidade de vida e dança na terceira idade, por meio da busca de informações da dança como auxílio a prevenção de doenças e combate a depressão. Os resultados obtidos com a pesquisa reforçaram nossa expectativa no caráter positivo da dança e seu poder de interação social, melhoria na qualidade de vida, prevenção de doenças, além de possibilitar aos indivíduos a prática da dança como atividade física. Por conseguinte, concluiu-se que envelhecer não é tão ruim quanto se imagina, tendo em vista que o idoso ainda é parte da sociedade e a sua interação é de grande importância para sua saúde mental e emocional. Espera-se identificar o tema em questão como base para outras pesquisas sobre o assunto, revelando quais os aspectos ainda explorados de forma insuficiente no que diz respeito à Educação Física e a dança na terceira idade.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.