Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando os diversos problemas tecnológicos e econômicos que os microrganismos psicrotróficos ocasionam à indústria de laticínios, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica do leite cru granelizado da região de Rio Pomba, MG, bem como as condições de manutenção e armazenamento deste produto. Um questionário estruturado foi aplicado a fim de promover o levantamento dos dados dos tanques de expansão comunitários do Município de Rio Pomba, Minas Gerais, e amostras de 200 mL de leite cru refrigerado foram coletadas e levadas ao Laboratório de Microbiologia para determinação da população de microrganismos mesófilos, psicrotróficos e psicrotróficos proteolíticos. Imprudências foram verificadas durante o processo de recepção e armazenamento do leite cru refrigerado e durante a higienização dos tanques de granelização que possibilitam o acesso de microrganismos ao leite. Desta forma, 54% e 59% das amostras, respectivamente, coletadas no período de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009 e de abril a maio de 2009, não atenderam a legislação vigente em relação ao número de microrganismos aeróbios mesófilos. Constatou-se que 30% das amostras de leite cru coletadas no período de abril a maio de 2009 apresentaram acima de 104 UFC.mL-1 de microrganismos psicrotróficos proteolíticos. Portanto, os valores de contagem microbiana encontradas neste trabalho sugerem a possibilidade de atividade deterioradora com consequente perda de qualidade do leite cru refrigerado.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.