Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os esteroides anabólicos androgênicos (EAA) são derivados sintéticos da testosterona que há muito tempo vem sendo discutidos na área científica. O uso sem fins terapêuticos vem expandindo em meio à população jovem, que utiliza superdoses a fim de aprimorar o desempenho atlético, gerando assim um problema de saúde pública. Deste modo, é imprescindível investigar as alterações metabólicas relacionadas ao consumo exacerbado. O objetivo do estudo foi analisar os efeitos adversos causados pelo Decanoato de Nandrolona na estrutura histológica e função hepática e renal de ratos machos da linhagem Wistar. Vinte ratos adultos foram divididos em dois grupos: tratamento (5 mg/kg de Decanoato de Nandrolona) e controle (5 mg/kg de Óleo de Amendoim), e receberam as substâncias por via intramuscular duas vezes por semana, durante oito semanas consecutivas. Realizou-se análise histopatológica do fígado e rins e dosagens bioquímicas de aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT), creatinina e ureia. Os resultados demonstraram alterações na estrutura hepática, caracterizadas por uma intensa congestão vascular sinusoidal e central, além de áreas hemorrágicas intra e extra glomerulares no parênquima do córtex renal. Os parâmetros bioquímicos ALT, creatinina e ureia, não apresentaram diferença significativa entre os grupos experimentais, apenas na dosagem de AST que observou-se uma redução significativa nos níveis séricos. Os dados obtidos evidenciam que o uso de Decanoato de Nandrolona promove alterações na morfologia do fígado e rins.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.