Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os esteroides anabólicos androgênicos (EAA) são derivados sintéticos da testosterona que há muito tempo vem sendo discutidos na área científica. O consumo sem fins terapêuticos vem expandindo em meio à população jovem, que faz o uso inconsciente de superdoses, com a finalidade de aprimorar o desempenho atlético, gerando assim um problema de saúde pública. Deste modo, é imprescindível aprofundar os estudos que visam avaliar os possíveis efeitos colaterais relacionados a esse consumo. O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos causados na morfologia testicular, nos níveis de testosterona e nos parâmetros seminais de ratos da linhagem Wistar, após a administração de Decanoato de Nandrolona na concentração de 5mg/kg. Os animais (n=20) foram divididos em dois grupos: tratamento (5 mg/kg de Decanoato de Nandrolona) e controle (5 mg/kg de Óleo de Amendoim), nos quais foram administrados por via intramuscular duas vezes por semana, durante oito semanas consecutivas. Os resultados demonstraram diminuição significativa nos níveis de testosterona, alguns tipos de anomalias na morfologia dos espermatozoides, alterações nas células da linhagem espermatogênica dos túbulos seminíferos e o aumento de vacúolos no espaço intertubular dos testículos. Concluiu-se que o uso desse esteroide, na dose 5mg/kg, apresenta um efeito prejudicial ao sistema reprodutor masculino.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.