Conteúdo do artigo principal
Resumo
Devido às potencialidades dos fungos endofíticos como produtores de compostos com atividade antimicrobiana e pela capacidade de produção de enzimas extracelulares, este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana e enzimática de fungos endofíticos isolados de soja. Para avaliação da atividade antimicrobiana, 23 fungos endofíticos foram testados a partir do meio fermentado, acetato de etila e metanol. Foi utilizado o teste de difusão em discos, com ensaios biológicos qualitativos, em triplicata, contra as bactérias patogênicas humanas Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella enterica, Shigella flexneri e Micrococcus luteus. Em placas de Petri com meio LB contendo as bactérias foram inseridos quatro discos de papel estéreis inoculados com 10 µL de cada extrato metabólito. As placas foram incubadas a 37°C por 24 h. Avaliou-se a atividade antimicrobiana pela formação de halos de inibição. O potencial enzimático foi avaliado para a produção das enzimas extracelulares de proteases, lipases e amilases pela formação de halo de degradação destas em meio mínimo. Quanto à atividade antimicrobiana, 14 isolados apresentaram potencial antibacteriano para pelo menos uma das cinco bactérias patogênicas testadas. Em relação a atividade enzimática 20 isolados apresentaram atividade amilolítica e apenas três proteolítica, não havendo atividade lipolítica para nenhum dos isolados.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.