Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste estudo foi o levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas pela população do município de Oliveira Fortes - MG. O estudo foi realizado mediante 50 entrevistas, utilizando questionários semiestruturados. A maioria dos entrevistados foi do sexo feminino, relatando que o conhecimento a respeito das espécies vegetais é obtido principalmente das mães e avós e que sempre obtém o efeito desejado ao fazer uso das plantas medicinais. Foram citadas 48 espécies distintas, pertencentes a 28 famílias botânicas, com predominância de Lamiaceae e Asteraceae. As espécies mais citadas foram Chamomilla recutita (L.) R., Plectranthus barbatus A. e Foeniculum vulgare M. A forma de uso predominante foi chás por infusão, em que a parte mais utilizada foi a folha. Asenfermidades com maiores números de indicações terapêuticas foram gripe/resfriado, seguida de insônia e má digestão. O valor de uso global das espécies (VUsp) que indica a importância das mesmas, mostrou que as espécies com maior destaque para a comunidade são Zingiber officinale R. e Mentha piperita L. Embora a Chamomilla recutita (L.) R. tenha sido uma das mais citadas apresentou baixo índice de importância, por possuir poucas indicações terapêuticas. Os resultados foram satisfatórios e indicam que o município estudado é promissor para novos estudos etnobotânicos. Os entrevistados propiciaram identificar a valorização e preocupação dos mesmos com a preservação do conhecimento tradicional no município.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.