Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar o uso de medicamentos sólidos em pacientes submetidos a terapia nutricional enteral na Unidade de Terapia Intensiva Adulto e seu potencial de obstrução do cateter de nutrição enteral, identificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre a problemática do preparo e administração de medicamentos sólidos por esta via relacionado à obstrução do cateter. Trata-se de um estudo exploratório com análise quantitativa. As informações foram coletadas por meio da análise retrospectiva de prontuários dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Adulto e na aplicação de um questionário à equipe de enfermagem, contendo 10 perguntas, onde 9 são perguntas fechadas e 1 aberta. Obteve-se como resultado 9 (2,88%) dos prontuários demonstraram a obstrução do cateter de nutrição enteral, e 3 (0,96%) apresentaram relatos de perda do cateter por outros motivos. Quanto ao questionário aplicado, observou que 14 (80%) dos técnicos de enfermagem e 4 (100%) dos enfermeiros identificaram a obstrução do cateter devido a administração de fármacos sólidos por via enteral como uma problemática. Desta forma, a equipe multidisciplinar é indispensável na garantia da qualidade da assistência, em conjunto
com a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional que é responsável por orientar os
profissionais envolvidos. Conclui-se que a educação permanente é fundamental para promover otimização de recursos e a assistência implementada no que tange ao sucesso da terapia nutricional.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.