Conteúdo do artigo principal
Resumo
Carcinomas de células escamosas (CCE) representam o tipo histológico mais comum entre os tumores de cabeça e pescoço, no entanto sua ocorrência no conduto auditivo é infrequente. Devido à raridade dessa apresentação, a avaliação diagnóstica e condutas terapêuticas ainda são motivo de controvérsia. O objetivo deste estudo é relatar o caso clínico de um paciente acometido por CCE em conduto auditivo direito. Homem de 56 anos foi admitido no serviço de Radioterapia do ONCOBEDA - Centro Integrado de Oncologia, apresentando volumosa lesão tumoral recidivada em topografia do conduto auditivo externo. O paciente havia sido submetido à ressecção cirúrgica prévia em outra instituição, evidenciando carcinoma de células escamosas, tendo evoluído com progressão de doença no pós-operatório imediato. Foi submetido a tratamento combinado de resgate com radioterapia (RT) e quimioterapia (QT) com excelente resposta clínica e radiológica. O paciente encontra-se em recuperação dos efeitos adversos relacionados à terapia e mantém em seguimento. O artigo evidenciou paciente com carcinoma de células escamosas do conduto auditivo (CCECA) recidivado com acentuada resposta ao tratamento combinado com RT e QT.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.