Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo visa conhecer a forma como o profissional enfermeiro atua nas orientações acerca dos efeitos colaterais em pacientes mastectomizadas que se encontram em tratamento quimioterápico adjuvante. A pesquisa foi realizada na UNACON (Unidade Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) do Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia (IMNE/ONCOBEDA). A amostra da pesquisa foi formada por 30 mulheres mastectomizadas entre 30 e 45 anos. O processo de pesquisa foi iniciado através da leitura dos prontuários, sendo realizadas visitas ao referido Hospital para a coleta dos dados. Esta foi utilizada para formulação de um questionário, posteriormente aplicado às mulheres. Encontrou-se uma assistência de qualidade, e satisfação por parte das clientes nas orientações prestadas pelo enfermeiro, tal como os efeitos colaterais mais frequentes (alopecia, vômito, náuseas, afta, perda de apetite, diarreia, depressão, acesso venoso periférico comprometido (AVPC) e anemia) e os que mais causaram incomodo. Podemos concluir que o Enfermeiro possui um papel primordial nas orientações prestadas às clientes, esclarecendo as dúvidas, facilitando a sua aceitação e o seu enfrentamento, suprindo assim, as necessidades de cuidado apresentadas durante o tratamento.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.