Conteúdo do artigo principal
Resumo
Alternativas buscando minimizar os problemas ambientais, sendo estas menos agressivas ao homem, têm sido foco de pesquisas realizadas no Laboratório de Química e Biomoléculas (LAQUIBIO)/ISECENSA. Possuidor de uma micoteca com quase dois mil fungos de restinga da região norte fluminense, podendo alguns destes, apresentarem-se promissores na biorremediação de diversos poluentes, como aqueles à base de poliuretano, um dos mais vendidos no mundo, que é descartado em grandes quantidades na natureza. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um meio de cultura para a seleção de fungos da coleção biológica do LAQUIBIO com capacidade de degradação de poliuretano. Para tal, foi preparado um meio de cultura com este polímero e 16 isolados de fungos foram cultivados e avaliados com relação à colonização de fragmentos de poliuretano. Observou-se o crescimento micelial de todos os fungos testados. No entanto, até o momento, apenas um isolado foi capaz de colonizar os fragmentos do polímero. Os resultados são promissores e novos ensaios devem ser conduzidos a fim de se detectar a produção enzimática degradadora de poliuretano por estes fungos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.