Conteúdo do artigo principal
Resumo
A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial que se caracteriza por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Este estudo teve como objetivo principal: Analisar fatores determinantes a não adesão ao tratamento da hipertensão arterial. A pesquisa do tipo quanti-qualitativa, envolveu análise estatística e descritiva, através do SPSS Statistic 24.0®, e identificou maior concentração de portadores de hipertensão arterial na faixa etária entre 31 e 50 anos (52,3%), revelou ainda, que os moradores reconhecem sua condição de portadores de hipertensão arterial, e a ocorrência de hábitos pouco saudáveis como o tabagismo e o sedentarismo foram importantes indicadores para esta análise. Em relação ao nível de atividade física, foram classificados como sedentários 57,1% e ativos 42,8% e, em relação ao tabagismo (fumantes e fumantes eventuais= 19,1% ou não fumantes= 81%). O curso assintomático da doença e a dificuldade de mudança de padrões comportamentais podem ser apontados como fatores que dificultam a adesão ao tratamento. Importante ressaltar o papel da educação em saúde para o indivíduo portador de hipertensão arterial, que deve incluir a apropriação de meios para o desenvolvimento de seu auto cuidado e autonomia, de modo a aumentar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.