Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente, a circulação concomitante dos vírus da dengue, zika e chikungunya tem deixado o Brasil em estado de alerta, principalmente, pelo fato de serem transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar o conhecimento dos moradores de uma comunidade do Campos Goytacazes, município do interior do estado do Rio de Janeiro, Brasil sobre o mosquito, doenças relacionadas e medidas de controle e prevenção e, por meio de ações educativas promover a conscientização dessa população. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, realizada na comunidade Tamarindo em três etapas. Primeiramente ocorreu a busca ativa dos focos do vetor e aplicação de formulários pré-teste para 33 indivíduos. Posteriormente, foram realizadas ações de educação em saúde por meio de palestras, teatro com as crianças da comunidade e distribuição de panfletos. E, na terceira etapa, realizou-se a aplicação de formulários pós-teste. Ao comparar os resultados dos formulários verificou-se um aumento do percentual de participantes que disseram conhecer o vetor, saber que ele coloca ovos, que se cria, conhecer as doenças relacionadas e a transmissão das mesmas pelo vetor. Neste contexto, constatamos que as ações educativas devem ser trabalhadas continuamente a fim de serem inseridas no cotidiano desses indivíduos na expectativa de assumirem o caráter transformador do processo educativo, favorecendo a prevenção, promoção da saúde e, principalmente, o exercício da construção da cidadania.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.