Conteúdo do artigo principal
Resumo
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, em 2014, foram esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres, o que corresponde a 20,8%. Com isso os objetivos propostos foram analisar a qualidade de vida de mulheres em tratamento de câncer de mama, identificar fatores correlacionados ao impacto na qualidade de vida vivenciada por estas mulheres e quantificar o índice geral de QV de mulheres em tratamento de câncer de mama. Foi realizada uma pesquisa de campo em um Hospital de referência ao tratamento de câncer no município de Campos dos Goytacazes, com 29 mulheres com diagnóstico de câncer de mama. A coleta de dados foi feita a partir de um questionário para qualidade de vida (EORTC – QLQ C30 e EORTC – H & N35), já validados. Os resultados demonstram que o Estado Geral de Saúde atingiu uma média de 73,1, então podemos considerar que as pacientes consideram sua Qualidade de Vida como satisfatória, visto que aproxima-se do 100 (escore máximo). Desta forma, torna-se evidente a adesão ao tratamento proposto e o impacto de forma positiva, vivenciados por estas pacientes.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.