Conteúdo do artigo principal
Resumo
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Apesar do avanço das técnicas cirúrgicas para o tratamento, há forte probabilidade de complicações pós-operatórias cinético-funcionais. Avaliar a postura e o arco de movimento (ADM) do ombro de pacientes mastectomizados antes e após a intervenção fisioterapêutica. Estudo série de casos que acompanhou 7 pacientes submetidos à mastectomia. A avaliação postural e do ADM para abdução e rotação externa do ombro foi realizada através da biofotometria e análise de dados pelo software IMAGE J antes e após 10 sessões de tratamento fisioterapêutico. Os dados foram submetidos ao teste T com significância de 5%. Sete pacientes com idade de 56,8±5,5 anos, gênero feminino foram submetidos à intervenção e apresentaram ganho de arco para os movimentos de rotação externa (p=0,018) e abdução de ombro (p=0,003). Na análise postural houve maior simetria do nivelamento dos ângulos inferiores das escápulas (p=0,03). A intervenção fisioterapêutica exerce influência sobre o ganho de arco de movimento e diminuição das disfunções posturais secundárias a mastectomia. Estudos com maior número de participantes e maior período de tratamento são de extrema importância para a elaboração de conclusões mais sólidas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.