Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os fatores ergonômicos impactam diretamente no desempenho do trabalho. A enfermagem é uma grande categoria profissional em todo mundo, sendo responsável pela execução da maioria dos procedimentos à beira do leito no ambiente hospitalar. Grande parte das queixas ergonômicas dessa classe profissional estão relacionadas ao sistema osteomuscular, facultado principalmente à postura inadequada durante a atividade laboral. Tal fato culmina em elevado grau de absenteísmo,e afastamentos. O estudo objetivou identificar a ocorrência de lombalgia em profissionais de enfermagem, correlacionar a incidência com a aplicabilidade dos princípios ergonômicos e divulgar tais princípios e sua aplicabilidade para a equipe de enfermagem. Tratou-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa desenvolvido por alunos do Programa Voluntário de Iniciação Científica de agosto de 2015 a dezembro de 2016. Compuseram a amostra N=20 profissionais da equipe de enfermagem do setor de clínica médica de um Hospital Geral, situado em Campos dos Goytacazes – RJ. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário, com perguntas abertas e fechadas, analisados por meio de estatística descritiva. Identificou-se que a incidência de lombalgia durante as atividades foi de 80%, e após a jornada de trabalho foi de 75%. 65% dos profissionais alegaram nunca terem recebido orientações ergonômicas, resultando na aplicabilidade insuficiente de tais princípios. Como etapa final do projeto, ocorreu a confecção de uma cartilha educativa, divulgando resultados e orientações ergonômicas, distribuída aos sujeitos da pesquisa. Concluiu-se que soluções pouco onerosas podem reduzir a incidência de problemas osteomusculares em profissionais de enfermagem, ressaltando a necessidade da compreensão do papel educador do enfermeiro para com sua equipe, destacando o impacto que ações aparentemente simples podem causar na promoção de uma relação saudável entre o trabalhador e o ambiente de trabalho, promovendo qualidade de vida e aumento da produtividade, entretanto, é de extrema relevância que exista interesse e comprometimento por parte da equipe em implementar tais conhecimentos, mudando hábitos, realizando os procedimentos com maior consciência corporal.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.