Conteúdo do artigo principal
Resumo
A infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) no trato genital é a doença sexualmente transmissível (DST) de maior freqüência em todo o mundo. A infecção é comum e significativa no grupo de mulheres com vida sexual ativa. Devido à associação entre a elevação dos níveis hormonais e a imunossupressão, o risco de infecção pelo HPV é mais elevado durante a gravidez, podendo ocorrer graves danos a saúde da gestante e do feto. Com base nessa informação, a pesquisa objetivou avaliar o perfil epidemiológico de gestantes portadoras de HPV atendidas em um Ambulatório de DST’s de um Município de fronteira do Brasil com o Paraguai. Para isso foi desenvolvido um estudo retrospectivo de prontuários de indivíduos atendidos no ambulatório no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2012. Foi encontrado um total de 46 jovens gestantes portadoras de HPV, com idade média de 19 anos (26,06%), casadas (52,17%), e possuindo as características epidemiológicas indicadas pela literatura como facilitadores para adquirir infecção pelo HPV como: fumantes (82,60%); uso de contraceptivo oral (69,56%) e multíparo (78,26%). Foram encontradas (8,68%) de gestantes portadoras de NIC I ou II. É necessária a prevenção e interrupção da doença, visando eliminar os riscos durante a gestação, partos e após o parto.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.