Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos da prática de musculação associada ao treinamento mental e estimulação cerebral no desenvolvimento do bíceps. Formaram-se os grupos controle (GC) (n=8), Grupo Experimental 1 (GE1) (n=13), e, Grupo Experimental 2 (GE2) (n=12). O perímetro do bíceps de todos os participantes foi determinado de acordo com o protocolo ISAK, o valor de 10 RMs foi estimado de acordo com as recomendações de Kraemer e Fry (1995), e, o protocolo de treinamento do bíceps foi feito por 10 RMs, nos exercícios Rosca Bíceps Direta e Rosca Bíceps Unilateral, com intervalo de 1’30” entre as séries, e 48h entre as sessões de treinamento. GC passou apenas pelo treinamento do bíceps, GE1 precedendo ao treinamento do bíceps, passou por uma sessão de treinamento mental associado a um ritmo musical, GE2 passou pelos mesmos protocolos de treinamento do bíceps e treinamento mental feitos nos outros grupos, mas esse último associado à estimulação das ondas cerebrais Alfa induzidas por batidas binaurais. Os dados foram tratados descritivamente e as comparações intra grupos feitas por teste T pareado. Nos resultados, os indivíduos que fizeram o treinamento associado à estimulação cerebral por batida binaural tiveram um maior percentual de desenvolvimento do perímetro do braço quando comparado aos outros grupos da pesquisa, não sendo essa diferença estatisticamente significante. Sugere-se que outros estudos verifiquem se um tempo maior de intervenção pode produzir resultados estatisticamente significantes.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.