Conteúdo do artigo principal
Resumo
O marolo e cagaita são frutos do Cerrado que possuem excelentes características nutricionais, mas são altamente perecíveis e não estão disponíveis em períodos de entressafra. A liofilização é um processo de secagem que oferece produtos de elevada qualidade. Sendo assim, objetivou-se obter pós comestíveis a partir das polpas de marolo e cagaita liofilizadas, avaliar o efeito do processo de secagem sobre a preservação do conteúdo de carotenoides e sobre o comportamento higroscópico dos correspondentes pós-liofilizados. Foram avaliados os parâmetros físico-químicos, e o conteúdo de carotenoides totais das polpas in natura e liofilizadas. Os produtos liofilizados foram avaliados quanto à atividade de água, molhabilidade, solubilidade, capacidade de reidratarão e comportamento higroscópico. Os correspondentes pós-liofilizados de marolo e cagaita apresentaram alta solubilidade e molhabilidade. As isotermas de adsorção dos pós-liofilizados de ambos os frutos apresentaram comportamentos típicos de materiais com alto teor de açúcares. Os parâmetros físico-químicos não foram influenciados pelo processo de liofilização, contudo, observou-se uma perda de 39,25% de carotenoides totais para a cagaita liofilizada em relação à polpa in natura. É viável a produção de pós comestíveis de marolo e de cagaita, contudo são necessários mais estudos visando minimizar a higroscopicidade dos pós obtidos a partir de frutas liofilizadas.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.