Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar por meio de revisão bibliográfica, o impacto da dietoterapia sobre o tratamento da diverticulite de cólon. A pesquisa dos artigos científicos foi realizada no período de fevereiro de 2016, sendo as bases de dados utilizadas para seleção foram: SCIELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências e Saúde), PUBMED (National Lybrary of Medicine) e BIREME. A diverticulite é decorrente da inflamação de pequenas bolsas (divertículas) formadas nas paredes do cólon devido à obstipação intestinal. A doença ocorre a partir da invasão dos vasos sanguíneos causado pelo aumento da pressão intraluminal na parede intestinal. As fibras estão associadas à diminuição dos riscos da diverticulite. Uma revisão realizada sobre os fatores dietéticos associados com a doença indicou que uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras e carne vermelha diminui os riscos de desenvolvimento da doença. Conclui-se que deve haver modificações na dieta dos pacientes portadores desta enfermidade, com aumento da ingestão de fibras e redução do consumo de gorduras e carnes vermelhas, pois a dieta é considerada a primeira linha para as medidas de prevenção e tratamento da diverticulite.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.