Conteúdo do artigo principal
Resumo
Determinadassubstâncias farmacológicas são vendidas sem restrições e podem ser detectadas em exames antidopagem. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre as substâncias farmacológicas de fácil acesso, que podem causar o doping esportivo. Foi realizada pesquisa de artigos científicos em bases de dados, livros e dissertações publicados na área. Verificou-se que a hidroclorotiazida, espironolactona, terbutalina e salbutamol são substâncias comumente utilizados por atletas das modadalidades de luta, para a perda de líquido, na manutenção do peso corporal e broncodilatadores por corredores e nadadores, para a broncodilatação de vias aéreas superiores, a fim de melhorar o redimento em competições. Tais medicamentos são comercializados livremente em redes de farmácias, sendo considerados doping esportivo. Conclui-se que, substâncias farmacológicas consideradas como doping em competições de diferentes esportes são vendidas e possuem efeitos de melhora no desempenho dos atletas.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.