Conteúdo do artigo principal
Resumo
No Brasil, a atenção à saúde básica, de média e alta complexidade no SUS é desenvolvida de formas distintas. O atendimento a população indígena segue esta mesma lógica, integrando o subsistema de atenção a saúde indígena ao SUS e aos DSEI´s. O presente trabalho, resultado parcial das experiências de integrantes do Programa PET Saúde indígena, tem como objetivo descrever o percurso utilizado para o agendamento de consulta a especialistas pelos/para os usuários indígenas à Policlínica Osvaldo Cruz/POC/PVH/RO, destacando as especialidades médicas agendadas e as etnias correspondentes. Para tanto, apresentam-se alguns aspectos da articulação do subsistema de saúde indígena com o SUS, destacando o fluxo do atendimento no estado de Rondônia e em especial em Porto Velho, que culmina no agendamento de consultas as distintas especialidades numa unidade de atendimento de média e alta complexidade, a Policlínica Osvaldo Cruz/POC. Sobre as especialidades médicas agendadas, predominaram aquelas relacionadas a área neurológica, em especial Neuropediatria, Neurologia e Neurocirurgia. A etnia que mais buscou especialistas na policlínica estudada foi a Karitiana.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.