Conteúdo do artigo principal
Resumo
A equoterapia é um método de tratamento que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, o objetivo deste trabalho foi traçar o perfil dos alunos atendido pelo centro de equoterapia visando proporcionar uma quantificação dos atendimentos aos pacientes, a fim de direcionar os estudos de forma a abranger todas as enfermidades encontradas e também para conhecer mais sobre a equoterapia e suas técnicas. Esta pesquisa se caracteriza em um estudo observacional, descritivo e retrospectivo. Participaram 20 alunos, 9 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Os resultados evidenciaram que o público mais atendido por essa terapia, foram crianças portadoras da paralisa cerebral que na sua maioria necessitam de um tratamento interdisciplinar devido seu distúrbio motor evidente. Conclui-se que a equoterapia é um método terapêutico em evolução e pouco explorado, porém o conhecimento dessas variáveis visa auxiliar uma abordagem diferenciada diante das diversas situações encontradas, sendo necessária uma abordagem interdisciplinar.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.